Primeiros Socorros Em Casos De Envenenamento Teresina, Piauí

Primeiros Socorros Em Casos De Envenenamento em Teresina. Encontre telefones, endereços e informações sobre Primeiros Socorros Em Casos De Envenenamento em Teresina e região. Leia o artigo abaixo para obter dicas, tutoriais e informações relevantes sobre Primeiros Socorros Em Casos De Envenenamento.

Hct
(86) 3225-2962
Rua Território Fernando de Noronha 2566
Teresina, Piauí
 
Pronto Socorro Municipal de Arco Verde Ii
(86) 3231-9365
Rua Desembargador Berilo Mota qd 250 c 50
Teresina, Piauí
 
Hti Hosp Terapia Intensiva e Medic Interna Teresina
(86) 3122-7100
Rua Lucídio Freitas 2070
Teresina, Piauí
 
Ubs São Camilo Lorival Parente
(86) 3215-9160
Rua Epitácio Pessoa
Teresina, Piauí
 
Hospital Areolino de Abreu
(86) 3222-2910
Rua Joe Soares Ferry 2420
Teresina, Piauí
 
Hospital Infantil Lucidio Portella
(86) 3221-3435
Rua Governador Raimundo Artur de Vasconcelos 220
Teresina, Piauí
 
Hospital Getúlio Vargas
(86) 3221-3040
Avenida Frei Serafim 2352
Teresina, Piauí
 
Hospital Lineu Araújo
(86) 3215-9131
Rua Magalhães Filho 152
Teresina, Piauí
 
Hospital de Olhos Francisco Vilar
(86) 3232-3939
Avenida João Antônio Leitão 3591
Teresina, Piauí
 
Hospital Flávio Santos
(86) 3221-5654
Rua 1º de Maio 138
Teresina, Piauí
 

Primeiros socorros em casos de envenenamento

A intoxicação por ingestão de um produto gera uma série de sinais e sintomas importantes. Muitas vezes esse problema chega a ser fatal, se não atendido rapidamente. Quase todas as substâncias, quando ingeridas em grandes quantidades, podem ter um efeito tóxico ao organismo. É importante lembrar que crianças e idosos são as pessoas mais vulneráveis a intoxicação acidental.Os sintomas de intoxicação dependem do produto, da quantidade que foi ingerida e de certas características físicas do indivíduo, como o metabolismo, da pessoa que o ingeriu.Substâncias toxicas mais comuns:Produtos que podem ser encontrados em casa: Acetona, água sanitária, álcool, anti-séptico bucal, naftalina, cloro, cola, desodorante, detergente, esmalte de unha, gasolina, inseticidas, perfumes, querosene, soda cáustica, tintas e vernizes.Alimentos: Alimentos fora do prazo de validade, bebidas alcoólicas, alguns tipos de cogumelo, noz moscada e pimentas.Medicamentos: Qualquer medicamento, quando ingerido em grande quantidade, pode causar intoxicação.O que fazer imediatamente?Em caso de envenenamento por ingestão de algum produto, a primeira coisa que se deve fazer é tentar descobrir a substância ingerida, porque o tratamento varia de acordo com o produto tóxico.Ligue para um socorro médico, o quanto antes. Normalmente, pode-se chamar os bombeiros ou o SAMU (192). Porém, enquanto aguarda a chegada da ambulância, peça orientação por telefone para o Centro de Controle de Intoxicação de sua cidade. Quais os primeiros socorros a serem prestados? Nunca induza o vômito na pessoa intoxicada.Essa atitude pode causar lesão no tubo digestivo da vítima e não irá resolver o problema, podendo até agravá-lo. Em casos de envenenamento por produtos corrosivos (ácido e bases) e derivados de petróleo, vomitar vai piorar o quadro da vítima. Porém, se ocorrerem vômitos involuntários, cuide para que a vítima use um recipiente, para que o material possa ser analisado pelos médicos posteriormente.1- Evite que a vítima faça a ingestão de algum líquido.Não é aconselhado a ingestão de leite. Qualquer líquido que o paciente ingerir, quando intoxicado, pode causar mais dano. O certo é não beber nada.2- Não imobilize a pessoa caso ela apresente convulsões.Não é necessário segurar a sua língua. Apenas garanta que ela não vai esbarrar em algo e se machucar ainda mais.3- Não faça respiração boca a boca.Se houver parada respiratória, a respiração boca a boca não adianta muito. Por isso, apresse a ida para o hospital.4- Se a vítima estiver sentindo frio, é importante agasalha-la.5- Deite a vítima de lado, com a cabeça apoiada sobre o braço, para evitar que ela se sufoque caso apresente vômitos involuntários.6- Fique atento a cada reação do indivíduo intoxicado.Observe se a vítima está fria ou quente, se saliva, vomita, se está confusa ou sonolenta Essas informações serão de grande valia para o médico que o atender.7- Caso seja possível, leve junto com o paciente o produto que causou o envenenamento. Pode ser a embalagem ou o resto do produto.TratamentoO tratamento mais comum, para os casos de ingestão acidental de substâncias tóxicas, é a administração de carvão ativado. Esse produto tem a capacidade de absorver os elementos tóxicos que se encontram suspensos no estômago.Outra conduta comum é a lavagem estomacal, visando a retirada da substância que ainda estiver no estômago, para que não continue aumentando os níveis do produto tóxico no sangue.Dependendo de cada substância o tratamento é diferente. Existem medicamentos capazes de controlar a intoxicação. Por isso, é muito importante saber o que o paciente ingeriu.Tenha sempre em mãos o número de socorros possíveis como SAMU, ambulância ou bombeiros.